Fortress of the Six Moons

PDF-file by K.H. Scheer

Fortress of the Six Moons PDF ebook download Sir, I have a cunning plan... dizia sempre o arguto Baldrick antes de afundar Lord Blackadder ainda mais nos buracos causados pelos tortuosos planos do aristocrata. Rhodan também tem um plano astuto e tortuoso para convencer os lagartóides Topides a abandonar o sistema Vega sem que estes desconfiem da real localização do nosso sistema solar. O plano é deveras sinuoso, envolvendo um agente duplo Ferron que se infiltra num grupo de resistentes anti-terrestres, que vêem com olhos apreensivos a pretensão de Rhodan em estabelecer um posto comercial permanente no sistema, falsas informações que colocam a Terra no sistema Canopus e a fuga orquestrada de um alto oficial Topide de um campo de concentração Ferron.

A aventura termina numa potente batalha espacial onde Rhodan experimenta o poderio de fogo do cruzador arcónida, tão assombroso que deixa abalados os oficiais Terrestres, já veteranos de combates espaciais mas espantados pela potência dos canhões desintegradores da nave esférica arcónida que transforma portentosos cruzadores inimigos em pequenos sóis com um só disparo. Hmm. Massiva nave esférica com um portentoso poder de fogo capaz de destruir planetas, cruzador espacial complexo capaz de viajar no hiperespaço e mais poderoso do que frotas inteiras? Onde é que eu já vi isto? Suspeito que alguém da equipe do George Lucas se inspirou na série germânica de FC para criar o conceito de Deathstar no Star Wars original. Não o posso provar, claro, até porque a série estava a ser publicada em inglês nos estados unidos graças aos esforços de Forrest J. Ackerman nos anos 70. Pode ser, pode não ser. Mas acho curiosa a descrição original dos anos 60 dos portentosos cruzadores arcónidas ser em tudo semelhante à visão da Estrela da Morte imperial do universo Guerra nas Estrelas.

Notei ao longo deste livro uma forte influência de concepções de superioridade étnica, sublimadas pelas espécies alienígenas. É certo que os aventureiros terrestres não são apenas os clássicos euro-americanos de pele branca. Há franco e germano-asiáticos, nipónicos e africanos. A Terra é una na mitografia do Perryverso, mas o tratamento dado às restantes espécies que vão surgindo tem traços de um racismo profundo. Desde o princípio que se assume que os humanos serão os futuros herdeiros da grandiosidade arcónida graças ao seu espírito superior. Podem ter descoberto há pouco tempo os voos espaciais e tropeçado com a vastamente superior tecnologia arcónida, mas a coragem e a garra que demonstram torna-os claramente destinados a dominar o universo como espécie superior. Já os arcónidas são retratados como uma espécie de elfos tolkienescos: belos humanóides, cuja elevadíssima tecnologia é superior a tudo o que foi inventado na galáxia, mas distantes e decadentes, a inferiorizar-se pelo seu desinteresse na manutenção de uma superioridade a que se acomodaram. Quanto aos Ferrons, são desconsiderados pela sua incapacidade cerebral. Humanóides detentores de algumas tecnologias avançadas, são retratados como uma espécie inferior que apesar dos seus avanços é biologicamente incapaz de atingir o elevado nível terrestre e arcónida. Quanto aos Topides, repteis evoluídos, provocam frémitos de asco e horror primevo entre os que com eles contactam. Suportados com enorme ressentimento devido aos óbvios sinais de inteligência e capacidade tecnológica, são considerados meros agressores a ser derrotados, caracterizados como malévolos apenas por serem diferentes dos humanóides e se atreverem a ter as suas ambições próprias. Os paralelos com alguns lados negros da visão que os homens tem sobre si próprios são bastante visíveis. Ou então sou eu que ando a extrapolar em demasia.

(Hmm. Primeira vez que tive coragem para escrever perryverso que, claramente, é uma contracção de "universo ficcional de Perry Rhodan". Soa-me tanto a "perverso"...)

eBook Fortress of the Six Moons

FilenameFormatSizeDownload
fortress_of_the_six_moons.pdfPDF5 Mb
fortress_of_the_six_moons.rarRAR-archive4.5 Mb
fortress_of_the_six_moons.torrenttorrent0.08 Mb